17/08/2017 às 15:47 Dicas

Valor x Preço

1550
2min de leitura

Você sabe a diferença entre valor e preço? Parece tudo igual, mas são coisas bem distintas. Antes de mais nada vamos definir cada um. Preço é o custo de determinado produto ou serviço. Valor é o preço atribuído a algo com estima e valia. Falando de forma mais simples, preço é relacionado a dinheiro e valor ao benefício/experiência. 

Vamos levar isso para a tecnologia, que sou apaixonado. A Apple é uma marca relacionada a valor, pois estuda o cliente, se importa com ele e faz com que as pessoas desejem o seu produto. A Dell trabalha mais com preço, pois ela apenas vende um produto, que funciona como qualquer macbook. Mas ninguém deseja ter um Dell. As empresas que se dedicam a atribuir valor ao seu produto, nos tempos atuais, tem muito mais chance de sobreviverem neste mercado tão competitivo. 

Também sou apaixonado por café, cerveja e tatuagem. Não me importo em pagar caro para sentar numa cafeteria, que me traga uma experiência agradável e que me faça querer voltar. Do mesmo jeito que não importa o preço do trabalho do tatuador, se o cara for foda vou pagar e ter a arte dele na minha pele pro resto da vida. Têm pessoas que conseguem enxergar diferença entre o sal comum e o sal rosa do Himalaya. Já eu, se colocarem um do lado do outro, sempre vou optar pelo mais barato. 

Mas Gustavo, porque vocês esta falando sobre isso? Vamos levar para o mercado da fotografia e video de casamento, que ficam para vida toda e são muito mais importantes que escolher o tipo de sal. Acho que nunca passamos por uma crise como essa. Crise que faz com que muitas pessoas optem pelo preço em vez do valor. Acabam escolhendo propostas tentadoras e muitas vezes o barato pode sair bem caro. 

Cresceu assustadoramente o número de e-mails que recebo com noivas desesperadas porque o fotografo sumiu, que descobriu que o profissional não vai no dia e manda a equipe e de casais que se arrependeram com a fotografia do casamento e querem fazer um ensaio para "salvar" o dia.

Uma das coisas que coloquei desde o início da minha carreira como fotógrafo é que nunca brigaria por preço. Trabalhar com casamentos é lindo, trabalho feliz todas as vezes, pois a energia é sempre contagiante. Me dedico de verdade para cada casal. E pra isso busco pessoas que vejam valor no meu trabalho, que se identifiquem não só com a fotografia, mas comigo também. Brigar por preço é um caminho sem volta. Você vai se matar de trabalhar, fazer 60, 70 casamentos por ano. Não vai ver sua família, seus filhos crescerem e quando olhar para trás duvido que vai ter valido à pena. 

E você escolhe sua equipe de foto e video pelo preço ou pelo valor?

17 Ago 2017

Valor x Preço

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento rj fotografia de casamento fotógrafo de casamento marketing

Quem viu também curtiu

01 de Jun de 2017

A importância da troca de votos

26 de Set de 2017

Vai casar de dia? Respeite os horários!

05 de Jun de 2017

Selfies: Elas podem acabar com suas fotos!

Logo do Whatsapp